eco-usa.net
Natural AreasPlantsAnimalsOrganizationsToxicsSuperfund Sites
Eco-USA: Toxics: Quimicos: Hexano
Hexano

Aviso

Introdução

n-hexano é um produto químico fabricado a partir de óleo cru. Pure n-hexano é um líquido incolor com um ligeiramente odor desagradável. Ela se evapora muito facilmente no ar e dissolve-se apenas ligeiramente na água. n-hexano é altamente inflamável e seus vapores podem ser explosivas.

Pure n-hexano é utilizado em laboratórios. A maioria dos n-hexano utilizado na indústria é misturado com produtos químicos similares em produtos conhecidos como solventes. Nomes comuns para alguns destes solventes são "Hexano comercial," hexanos mista "," éter de petróleo, "e" nafta de petróleo. " Um antigo nome para esses tipos de solventes é "benzina de petróleo." Várias centenas de milhões de libras de n-hexano são produzidos nos Estados Unidos a cada ano sob a forma de estes solventes. O maior uso de solventes que contenham n-hexano é extrair óleos vegetais a partir de culturas como da soja. Eles também são usados como agentes de limpeza na impressão, têxteis, mobiliário e indústrias de calçados. Certos tipos de colas especiais utilizados no telhado e os sapatos e indústrias de couro também contêm n-hexano. Vários produtos de consumo contêm n-hexano. Para exemplo, a gasolina contém cerca de 1-3% de n-hexano. n-hexano também está presente na borracha de cimento.

Impacto Ambiental e de Transporte

n-Hexano entra no ar, da água e do solo durante o seu fabrico e utilização. Resíduos n-hexano, por vezes, são depositados em aterros. n-hexano pode entrar no ambiente de estes aterros. n-hexano também entra no ambiente de derrames acidentais durante transporte e vazamentos de recipientes de armazenamento.

n-hexano evapora muito facilmente no ar. Uma vez no ar, n-hexano pode reagir com de oxigênio e ser quebrado. n-Hexano libertados para a atmosfera é dividida em poucos dias.

Se n-hexano é derramado em um lago ou rio, uma parcela muito pequena se dissolvem na água, mas a maioria irá flutuar na superfície. O n-hexano irá evaporar no ar. O n-hexano dissolvido na água pode ser discriminado por certos tipos de bactérias, embora não se sabe quanto tempo isso leva.

Se n-hexano é derramado no chão, muito do que irá evaporar no ar antes de penetra no solo. Qualquer n-hexano, que penetrou no solo provavelmente serão repartidos por bactérias. Se os escapes n-hexano a partir de um tanque de armazenamento subterrâneo, ele flutuará sobre a subterrâneas, ao invés de se misturar com ele desde que n-hexano é mais leve que a água.

n-Hexano não é armazenada ou concentrados de plantas, peixes ou animais.

Vias de exposição

Uma vez que a gasolina contém n-hexano, quase todo mundo está exposto a pequenas quantidades de n-hexano em o ar. O n-hexano na gasolina é liberada para o ar em estações de serviço e em da exaustão do automóvel. Algumas pessoas também podem estar expostos a gasolina derramando sobre sua pele. O concentração de n-hexano no ar em Chicago foi recentemente medidos e tem duas partes n-hexano por ar 1000000000 peças (2 ppb). n-Hexano não tem sido encontrada na maioria dos alimentos ou água potável, portanto não são susceptíveis de serem expostos ao comer ou beber. Porque óleos de cozinha são tratados com solventes que contenham n-hexano, pequenas quantidades podem ser presentes nesses produtos. No entanto, os montantes de óleo no cozimento são baixos demais para ter qualquer efeito sobre as pessoas.

As pessoas que vivem perto dos locais de resíduos perigosos contendo n-hexano ou perto de sua fabricação, instalações de processamento, armazenamento ou poderia ser potencialmente exposta. Por causa da química propriedades de n-hexano, a forma mais provável de uma pessoa estaria exposta é pela inalação de ar contaminado com n-hexano. Uma maneira menos provável para uma pessoa ser exposta é por beber contaminadas bem privado de água.

Você pode estar exposto a n-hexano, se você usar produtos que contenham no trabalho. Esta exposição será principalmente por estar respirando ar contendo n-hexano, mas você também pode ser exposto através de seu pele por contato com substâncias que contenham n-hexano. Alguns grupos de trabalho que podem ser expostos ao n-hexano incluir os trabalhadores da refinaria, calçados e trabalhadores de montagem de calçados, laboratório técnicos, os trabalhadores que operam ou reparação de máquinas de composição e impressão, a construção trabalhadores, as camadas de tapete, carpinteiros, mecânicos de automóveis e funcionários do posto de gasolina, os trabalhadores plantas de fabricação de pneus ou câmaras de ar, e os trabalhadores em transporte aéreo e de transporte aéreo operações. A exposição pode ocorrer também em casa, se os produtos que contenham n-hexano são usados sem ventilação adequada.

Metabolismo

n-hexano pode incorporar seu corpo através de seus pulmões se ele está no ar que você respira. Também pode introduza o seu corpo através de seu estômago e intestinos, se está na sua água potável ou comida, ou através de sua pele se você entrar em contato com ele. Quanto n-hexano entra no seu corpo Depende de quanto tempo você está exposto e que o montante a que estão expostos.

Uma vez que você inala n-hexano, ele vai para a corrente sanguínea e é transportada para todos os órgãos seu corpo. Enzimas no fígado quebram n-hexano. Se você está exposto a altas As concentrações de n-hexano por um longo período, um desses produtos pode causar ruptura danos ao sistema nervoso. A maioria destes produtos de degradação deixar o seu corpo na urina dentro de um dia ou dois. n-hexano e seus produtos de degradação não são armazenados em seu corpo.

Efeitos na saúde

Quase todas as pessoas conhecidas que tiveram sua saúde afetada pela exposição ao n-hexano utilizado la no trabalho. Na década de 1960 e início dos anos 1970, vários surtos de doenças nervosas ocorreram entre os trabalhadores de calçado no Japão e na Itália. Os médicos determinaram que a doença foi causada pelo trabalhadores respirar ar contendo altas concentrações de n-hexano. O n-hexano veio colas e solventes dos trabalhadores utilizados na montagem do calçado. Em um grupo de trabalhadores Japão, estima-se que os trabalhadores que adoeceram foram respirar ar contendo 500-2,500 peças de n-hexano por milhão de partes de ar (500-2,500 ppm) de 14/08 horas por dia para 6 meses a vários anos. O primeiro sintoma de que os trabalhadores afectados tinha era um sentimento de dormência nos pés e nas mãos. Este foi seguido por fraqueza muscular nos pés e menor as pernas. Se a exposição continuada, os sintomas pioraram. Em alguns trabalhadores, paralisia dos braços e pernas desenvolvidos. Quando os trabalhadores afetados foram examinados por médicos, os nervos controlar os músculos em seus braços e pernas foram encontradas a ser danificada. O termo médico para esta condição é "neuropatia periférica" (significa periféricos fora do cérebro e medula cabo; neuropatia significa dano do nervo). Felizmente, quando os trabalhadores foram retirados exposição ao n-hexano se recuperaram dentro de 6 meses a um ano, embora algumas das mais severamente afetados não se recuperar totalmente de 1-2 anos.

Pobre de ventilação da área de trabalho foi um fator importante em todos estes casos. Os trabalhadores que adoeceu geralmente trabalhavam em suas casas ou em pequenas oficinas. Desde a década de 1970, ventilação no local de trabalho foi melhorado e níveis de n-hexano no ar foram inferiores. Houve muito poucos casos de dano do nervo do n-hexano, desde 1980. Algumas pessoas têm também sofreu danos nervosos de "sniffing" os produtos que contenham n-hexano. Como os casos em local de trabalho, o número de casos devido a sniffing tenha caído desde 1970.

Não se sabe se a exposição oral ou pele de n-hexano pode causar estes efeitos nas pessoas. Tem havido muito poucos riscos documentados para n-hexano por estas vias nas pessoas.

Quando os ratos são expostos a n-hexano no ar, eles mostram sinais de dano à sua nervoso sistemas muito semelhantes aos observados em pessoas que adoeceram após a exposição no local de trabalho. Como em pessoas, estes efeitos em ratos dependem da concentração de n-hexano no ar e por quanto tempo exposição dura. Estudos em ratos mostraram que um produto da decomposição da n-hexano (chamado de 2,5 - hexanodiona) faz com que o dano do nervo não, n-hexano em si. Teste para 2,5-hexanodiona em a urina pode ser usada para determinar se uma pessoa foi exposta à potencialmente nocivos quantidades de n-hexano. Estudos em ratos mostraram também que n-hexano pode causar danos nos nervos quando administrado por via oral em doses muito grandes.

Em níveis muito elevados de n-hexano no ar (1.000-10.000 ppm), sinais de danos ao esperma de formação células em ratos machos ocorreu. Danos aos pulmões, em coelhos e ratos. As pessoas têm raramente foram expostos a estes elevados níveis de n-hexano, por isso não se sabe se estes efeitos poderia ocorrer em pessoas.

Não se sabe se a exposição ao n-hexano pode afetar a fertilidade das pessoas. Experimentos feitos com animais que foram alimentados ou respirado em n-hexano não apresentou qualquer efeito na fertilidade.

Não há nenhuma evidência que a exposição ao n-hexano aumenta o risco de cancro nas pessoas. Não quando existe informação fiável sobre se n-hexano causa câncer em animais. Em um animal experimento com hexano comercial (que contém n-hexano), um aumento de câncer de fígado foi encontrada em camundongos fêmeas após a exposição de dois anos. Nenhum aumento foi encontrada nos ratos do sexo masculino ou ratos de ambos os sexos. hexano comercial é uma mistura, e não sabemos quais as partes da mistura causou o cancro nos ratos do sexo feminino. n-Hexano não tem sido caracterizada por carcinogenicidade pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos (DHHS), o International Agência Europeia para a Investigação do Cancro (IARC) ou a Agência de Proteção Ambiental (EPA).

Efeitos sobre as crianças

Esta seção discute os efeitos potenciais sobre a saúde da exposição durante o período de concepção até à maturidade aos 18 anos de idade nos seres humanos. Os potenciais efeitos sobre as crianças resultantes da exposição dos pais também são considerados.

Os efeitos prejudiciais da exposição ao n-hexano ocorreram principalmente em adultos. Isso ocorre porque casos mais conhecidos ocorreu em trabalhadores. No entanto, é provável que se as crianças foram expostos ao n-hexano em níveis que causam efeitos nocivos nos adultos, os efeitos seriam semelhantes ocorrer. Não sabemos se as crianças diferem dos adultos em sua susceptibilidade para a saúde efeitos da exposição n-hexano. Apenas um animal poucos estudos têm comparado os efeitos dos n- hexano entre adultos e animais jovens. Nestes estudos, os animais jovens foram pouco menos susceptíveis de ter efeitos nocivos sobre o sistema nervoso da respiração n-hexano que o adultos, mas é mais provável morrer de uma grande dose oral.

Experimentos em ratos e camundongos tem mostrado pouco efeito da exposição n-hexano na desenvolvimento do feto. É provável que o n-hexano e seus produtos de degradação podem atravessar a placenta e também é excretado no leite materno, mas não há medições precisas ter sido feitas nas pessoas. n-hexano e seus produtos de degradação foram detectados no feto quando ratas grávidas foram expostas ao n-hexano.

Reduzir a exposição

Certos produtos utilizados em casa pode conter n-hexano, por exemplo, algumas colas de secagem rápida e os cimentos utilizados em passatempos. Estes produtos devem ser mantidos fora do alcance das crianças e usado somente com ventilação adequada. Sempre armazene produtos químicos domésticos em seu original, recipientes rotulados. Nunca armazenar produtos químicos domésticos em recipientes crianças achariam atraente para comer ou beber, tais como garrafas de refrigerante antigas. Mantenha o seu Centro de Controle de Intoxicações número do telefone.

Às vezes as crianças mais velhas sniff produtos químicos domésticos, na tentativa de ficar "alto". Sua crianças podem ser expostas ao n-hexano por inalação de produtos que o contenham. Fale com o seu crianças sobre os perigos de cheirar os produtos químicos. Sniffing produtos que contenham n-hexano tem paralisia dos braços e pernas em adolescentes nos Estados Unidos e Europa.

Exames médicos

Se você tiver sido exposto a quantidades perigosas de n-hexano, o montante de um dos seus repartição produtos (2,5-hexanodiona) provavelmente será maior em sua urina. O seu médico terá para enviar uma amostra para um laboratório especializado. Este teste só pode detectar a exposição n-hexano ocorrendo dentro de 2-3 dias antes do teste, uma vez que 2,5-hexanodiona deixa o corpo dentro de um poucos dias após a exposição.

Estados Unidos Recomendações Governo

O governo federal desenvolve regulamentares e recomendações para proteger a saúde pública. Os regulamentos podem ser aplicadas por lei. As agências federais que desenvolvem regulamentos para tóxicos substâncias incluem a Agência de Proteção Ambiental (EPA), a Segurança e Health Administration (OSHA) ea Food and Drug Administration (FDA). Recomendações fornecer orientações valiosas para proteger a saúde pública, mas não pode ser imposta por lei. Federal organizações que desenvolvem recomendações para as substâncias tóxicas incluem a Agência de Toxic Substâncias e Registro de Doenças (ATSDR) e do Instituto Nacional de Segurança e Saúde (NIOSH).

Regulamentares e recomendações podem ser expressas de não-to-exceder os níveis no ar, água, solo, ou alimentos que normalmente são baseados em níveis que afetam os animais, então eles são ajustados para ajudar a proteger as pessoas. Às vezes, estes não-to-exceder os níveis diferem entre os governos federal porque as organizações de diferentes tempos de exposição (uma jornada de 8 horas ou um dia de 24 horas), o utilização de estudos em animais diferentes, ou outros fatores.

Recomendações e regulamentos são também atualizado periodicamente à medida que mais informação se torna disponíveis. Para obter as informações mais atuais, verifique com a agência federal ou organização que o fornece. Algumas normas e recomendações para o n-hexano incluem o seguinte:

OSHA estabeleceu um limite permissível de exposição (PEL) de 500 ppm para o n-hexano em ar ambiente de trabalho. A decisão do tribunal derrubou a PEL proposta de 50 ppm. Danos aos nervos foi encontrada em pessoas em 500 ppm. A Conferência Americana de Higienistas Industriais Governamentais (ACGIH) recomenda um Threshold Limit Value (TLV) de 50 ppm.

Extraído da:

Toxicological Profile for Hexane, 1999
Agency for Toxic Substances and Disease Registry
United States Public Health Service



LinksBooksSearchContactCopyright NoticeLink to mikehabeck.com